FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DA MATERIA INFORMÁTICA
Cargo: AS – Assistente em Administração (40H/S)
Prova: Tipo 1 – Branca Nível Médio.
Questão – 50
João bateu uma foto no seu iPhone e compartilhou com um amigo por meio do e-mail. Antes de enviar, o software do celular indagou se João gostaria de reduzir o tamanho da imagem, ofereceu o tamanho 33,7 KB, dentre outras opções, e informou que o tamanho da foto, como fora tirada, era de 1,4 MB. Assinale o valor que mais se aproxima do fator de redução oferecido.
(A) 24
(B) 42
(C) 240
(D) 420
(E) 4200
Gabarito Preliminar da Banca: Letra B
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: Itens matematicamente errados, pois o fator de redução significa o quanto o valor final representa do inicial 1,4Mb = 1400Kb. Dividindo o valor final pelo valor inicial temos: 33,7/1400 = 0,024 (aproximadamente). Fator de redução = 0,024 ou 2,4%. Todavia, nem a forma decimal e nem a percentual há no gabarito.
Assim, diante do exposto pede-se a anulação da questão.
FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DA MATERIA DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Cargo: AS – Assistente em Administração (40H/S)
Prova: Tipo 1 – Branca Nível Médio.
Questão – 22
Cada quadradinho da figura a seguir contém um algarismo do conjunto {1, 2, 3, 4, 5} que juntos formam, em sequência, a senha que abre um cofre.
[ ] [ ] [ ]
O primeiro quadradinho (o da esquerda) só aceita algarismo ímpar e os outros dois só aceitam algarismos pares, distintos ou não. O número de senhas diferente possíveis é
(A) 9.
(B) 10.
(C) 11.
(D) 12.
(E) 13.
Gabarito Preliminar da Banca: Letra D
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção D como gabarito. A questão versa sobre o tema (problemas de contagem).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto problemas de contagem.
Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
Questão – 27
Considere que a sentença “Todo elemento do conjunto X é também elemento do conjunto Y ” é falsa. É correto concluir que
(A) nenhum elemento do conjunto X é também elemento do conjunto Y.
(B) todo elemento do conjunto Y é também elemento do conjunto X.
(C) nenhum elemento do conjunto Y é também elemento do conjunto X.
(D) algum elemento do conjunto Y não é elemento do conjunto X.
(E) algum elemento do conjunto X não é elemento do conjunto Y.
Gabarito Preliminar da Banca: Letra E
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção E como gabarito. A questão versa sobre o tema (Proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto quantificadores e predicados. Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
Questão – 29
Um triângulo teve sua base aumentada em 40% e sua altura diminuída em 40%. Em relação à sua área original, a área do novo triângulo
(A) ficou igual.
(B) aumentou 40%.
(C) diminuiu 40%.
(D) aumentou 16%.
(E) diminuiu 16%
Gabarito Preliminar da Banca: Letra E
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção E como gabarito. Apesar da questão tratar de áreas geométricas, a solução da questão em sua totalidade versa sobre o tema (Porcentagem).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto porcentagem. Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
Questão – 34
Um conjunto é formado por peças de mesma forma e tamanho da que está abaixo. Cada peça tem bolinhas nos vértices e uma no interior.
Figura (1)
As peças do conjunto são todas diferentes entre si, pois em cada uma, duas bolinhas são pretas e as demais brancas, como mostra o exemplo a seguir.
Figura (2)
O número máximo de peças desse conjunto é
(A) 8.
(B) 9.
(C) 10.
(D) 16.
(E) 20
Gabarito Preliminar da Banca: Letra C
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção C como gabarito. A questão versa sobre o tema (problemas de contagem).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto problemas de contagem.
Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
ESSA PARTE NÃO É PARA IR NO CORPO DO RECURSO. TRATA-SE APENAS DOS ASSUNTOS DE RLM PARA OS CERTAMES DA SEMSA/SEMAD
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO (SEMSA)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
Proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. Conjuntos e suas operações, diagramas. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem.
Proporcionalidade direta e inversa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para
estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Problemas de lógica e raciocínio. Problemas de contagem e noções de probabilidade. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E MÉDIO TÉCNICO – EXCETO PROGRAMADOR DE COMPUTADOR e TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA.
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO DA MATERIA DE RACIOCÍNIO LÓGICOMATEMÁTICO
Cargo: AS – Assistente em Administração (30H/S)
Prova: Tipo 1 – Branca Nível Médio.
Questão – 25
Considere as seguintes afirmações:
• Todos os políticos são honestos.
• Algumas pessoas honestas são ricas.
A partir dessas afirmações é correto concluir que
(A) alguns políticos são ricos.
(B) todos os políticos são ricos.
(C) algumas pessoas ricas são honestas.
(D) todas as pessoas honestas são políticos.
(E) todas as pessoas ricas não são políticos.
Gabarito Preliminar da Banca: Letra C
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção C como gabarito. A questão versa sobre o tema (diagramas lógicos).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto diagramas lógicos. Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
Questão – 27
Em certa prova de um concurso as notas foram dadas na escala de 0,0 a 10,0. O quadro abaixo mostra as notas de todos os candidatos.
Figura
O desempenho de um candidato nessa prova é o seu percentil, que significa a porcentagem do número total de candidatos que tiraram nota menor do que ele. João tirou nota 7,0 nessa prova. O percentil de João é
(A) 75%.
(B) 77,5%.
(C) 80%.
(D) 82,5%.
(E) 85%.
Gabarito Preliminar da Banca: Letra D
Proposta: Anulação da Questão
Argumentação: A banca considerou a opção D como gabarito. A questão versa sobre o tema (Porcentagem).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto porcentagem. Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
Questão – 28
Uma palavra é uma sequência de letras. Um anagrama de uma palavra é uma outra sequência com as mesmas letras da palavra dada, mas em qualquer ordem. Por exemplo, a sequência LISBAR é um anagrama da palavra BRASIL.
Considere todos os anagramas da palavra PATO escritos em ordem alfabética.
A sequência PATO aparecerá na
(A) 12ª posição.
(B) 13ª posição.
(C) 14ª posição.
(D) 15ª posição.
(E) 16ª posição.
Gabarito Preliminar da Banca: Letra C
Argumentação: A banca considerou a opção C como gabarito. A questão versa sobre o tema (problemas de contagem).
O conteúdo programático do certame de Raciocínio Lógico-Matemático é: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Assim, observa-se que no conteúdo programático não consta o assunto problemas de contagem. Diante do exposto pede-se a anulação da questão.
ESSA PARTE NÃO É PARA IR NO CORPO DO RECURSO. TRATA-SE APENAS DOS ASSUNTOS DE RLM PARA OS CERTAMES DA SEMSA/SEMAD
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO (SEMSA)
Proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. Conjuntos e suasoperações, diagramas. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem.
Proporcionalidade direta e inversa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Problemas de lógica e raciocínio. Problemas de contagem e noções de probabilidade.
Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E MÉDIO TÉCNICO – EXCETO PROGRAMADOR DE COMPUTADOR e TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA.
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
VOCÊ PODE TAMBÉM BAIXAR ESSES RECURSOS:
RECURSOS DE INFORMÁTICA – ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO (40H/S)
RECURSOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO – ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO (40H/S)
RECURSOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO – ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO (30H/S)